ANGIOGRAFIA COM INDOCIANINA VERDE

A angiografia com indocianina verde é um exame que usa um contraste endovenoso chamado indocianina verde, utilizado para análise da circulação dos vasos da retina e principalmente dos vasos da coróide. São realizadas fotografias com filtro infravermelho, logo após a administração endovenosa do corante, com distintas etapas para análise das imagens.

É utilizado para diagnosticar possíveis alterações no fundo de olho e para orientação para futuros tratamentos. Permite analisar a circulação dos vasos e artérias principalmente da coróide, mas também da retina, e alterações que possam ocorrer no epitélio pigmentado retiniano. É um método complementar à angiografia fluoresceínica, pois cada corante tem afinidade por um tipo de tecido.

É indicado para diversas doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, oclusões vasculares retinianas, tumores oculares, complicações decorrentes de diabetes, entre outras. A dilatação da pupila é necessária e recomenda-se ingerir uma alimentação leve, até duas horas antes do exame, para se evitar náuseas. O exame deve ser realizado com cuidado em pacientes com histórico de alergia ao iodo.

sky-triangel