Potencial de Acuidade Visual - PAM

Definição e Indicações:
Este método de medida da acuidade visual avalia o seu potencial mesmo em caso de opacidade relativa de meios (catarata, hemorragia vítrea e leucoma). É capaz de fornecer o prognóstico do desempenho visual de uma cirurgia, podendo ser decisivo na indicação de uma intervenção operatória. É um método subjetivo e depende da resposta do paciente.

Indicado na avaliação pré-operatória de cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa, vitrectomia, entre outros procedimentos. Indicado ainda na avaliação pós-operatória de cirurgia de catarata, transplante de córnea e no acompanhamento de doenças de córnea.

Orientações Necessárias:
Não suspender medicamentos e/ou colírios em uso;
Utilizar colírio para dilatar as pupilas (a visão fica embaçada por aproximadamente 6 horas);
Vir com acompanhante maior de 18 anos é opcional. O paciente é orientado a recostar no apoio da testa do aparelho. A seguir, focaliza-se a luz à superfície da córnea e solicita-se a leitura de tabelas de acuidade visual;
Necessita-se de cooperação para fixar o olhar durante o exame;
Impossível em analfabetos, crianças pequenas, ou casos de retardo mental grave.

Regiões Estudadas:
Método subjetivo para medida do potencial de acuidade visual em cada olho.

Interpretação e Comentários:
A resposta é dada de acordo com o método mais frequente de medição de acuidade visual, ou seja, a escala de Snellen. A acuidade visual é uma medida exponencial, portanto: 20/400 é uma visão baixa, enquanto 20/30 é uma visão alta.

Por exemplo, um paciente portador de catarata do olho direito apresenta atualmente acuidade visual de Contar Dedos há 3 metros (pior que 20/400). O paciente refere que este olho nunca foi o seu melhor olho, que sempre foi mais fraco. Ao realizar o PAM, o resultado foi: 20/25. Portanto, estaria indicada a cirurgia, pois haveria grande probabilidade de se obter melhora da acuidade visual. Mas, caso o resultado tivesse sido 20/400, o paciente seria alertado de que a melhora seria pequena, devido uma deficiência naquele olho que a cirurgia não conseguiria reverter completamente. No caso, a cirurgia até pode ser realizada, mas sem falsas expectativas. Este também pode levar, não raramente, a um resultado falso positivo ou falso negativo.

sky-triangel