Facectomia com lente intraocular com facoemulsificação

O globo ocular possui uma lente internamente, o cristalino, que, sendo absolutamente transparente, permite a imagem nítida do mundo. A opacificação do cristalino (catarata) distorce a imagem e tira a nitidez da visão. Para a recuperação visual, se faz necessária a retirada deste cristalino opaco e o implante de uma lente intra-ocular.


O grande avanço tecnológico na Oftalmologia nos últimos anos e a maior complexidade dos procedimentos cirúrgicos tem permitido uma grande simplificação da cirurgia para o paciente, oferecendo uma rápida reabilitação visual na maioria dos casos.


A moderna cirurgia da catarata é realizada sob anestesia local e uma pequena sedação endovenosa (absolutamente indolor), com ultrasom (faco-emulsificação), sem suturas (pontos), o que permite uma recuperação visual mais precoce (2 dias) e rápido retorno do paciente às suas atividades.


A cirurgia atualmente é feita rotineiramente com anestesia local de forma ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação hospitalar.

catarata

Por que implantar a lente intraocular?

A adaptação aos óculos e/ou às lentes de contato após a cirurgia decatarata sem implante é difícil, pois estes provocam maior distorção da imagem em relação à lente intra-ocular.  A qualidade de visão com a lente intraocular é muito superior àquela com óculos ou lentes de contato.  O implante da lente intraocular é feito de rotina atualmente.  Em casos selecionados a correção do astigmatismo pode ser feita com implante de lentes intraoculares tóricas para correção do astigmatismo, proporcionando uma maior nitidez da imagem. Além disto, existe a possibilidade de implantar uma lente intraocular multifocal para reduzir a necessidade do uso de óculos tanto para longe como para perto.

Dúvidas frequentes sobre a cirurgia de Catarata

Quando operar ?

Com a moderna técnica da cirurgia da catarata, não é necessário esperar que a catarata “amadureça”, como se preconizava antigamente. A catarata pode levar anos para se desenvolver, e a hora de removê-la é quando o paciente nota que sua qualidade de vida já está sendo prejudicada, com dificuldade à leitura, trabalhos manuais, dirigir, ver TV, cinema, etc. Hoje, na grande maioria dos casos, é o paciente que decide qual é o melhor momento para voltar a enxergar. As dúvidas mais comuns em relação à cirurgia da catarata são as seguintes:

Por quanto tempo permanecerei no hospital?

A cirurgia atualmente é feita rotineiramente com anestesia local de forma ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação hospitalar.

 Quando os pontos serão removidos?

Geralmente não há necessidade de pontos na cirurgia de catarata. Entretanto, quando utilizados não causam problemas. Só serão removidos se estiverem provocando desconforto ocular ou para diminuir o astigmatismo pós-operatório. Quando necessário, os pontos são removidos no próprio consultório, com colírio anestésico, sem desconforto algum.

 Quais são as minhas restrições após a cirurgia?

De um modo geral, deve-se evitar esforços físicos grandes nos primeiros 15 dias que se seguem à cirurgia. Deve-se evitar apertar ou esfregar o olho. Um protetor ocular é geralmente usado ao dormir por 1 semana após a cirurgia.

 Quando poderei tomar banho e lavar o cabelo?

Imediatamente após a cirurgia. Entretanto, tenha o cuidado de evitar a entrada de água, sabonete ou xampu dentro do olho.

 Quais são os riscos da cirurgia?

Felizmente, a cirurgia da catarata é uma das cirurgias de maior índice de sucesso atualmente, devido às modernas técnicas de microcirurgia. As complicações são raras, mas podem ocorrer. As principais são: infecção, hemorragia, descolamento de retina e edema de mácula. Estas complicações devem ser diagnosticadas e tratadas o mais precocemente possível. O implante da lente intraocular não aumenta em nada o risco de complicações.

 A recuperação visual é rápida?

A recuperação visual é relativamente rápida. Dois a três dias após a cirurgia a visão já costuma estar melhor do que antes da operação. Entretanto, isto varia de caso para caso e a visão estabiliza ao redor de 3 a 4 semanas após a cirurgia, em média, quando então serão em alguns casos receitados óculos.

 É preciso fazer exames pré-operatórios?

Obviamente que o paciente deverá ser submetido a um exame oftalmológico completo para ser diagnosticado o tipo e a densidade da catarata, além de se diagnosticarem outras patologias oculares caso existam concomitantemente à catarata.

Alguns exames específicos para o planejamento da cirurgia da catarata também são necessários, como a biometria ultrasssônica para o cálculo do grau da lente intraocular a ser implantada no momento da cirurgia, uma ecografia para a avaliação do segmento posterior, caso a catarata seja muito densa e o exame do fundo de olho não seja possível, e uma avaliação cuidadosa da córnea (através da biomicroscopia, paquimetria ultrasssônica, microscopia especular e topografia corneana, dependendo da situação), de maneira que esta delicada membrana seja adequadamente protegida durante a cirurgia.

sky-triangel