Cirurgias fistulizantes com ou sem implantes valvulares

 

Trata-se da cirurgia dos olhos que tem como objetivo a drenagem e a diminuição da pressão intraocular (principal sintoma do glaucoma), evitando assim lesões graves ao nervo óptico.


Indicações

Quando não há um controle adequado da doença (glaucoma) com o uso de colírios, ou os mesmos não são tolerados pelo paciente. O procedimento tem como objetivo a redução da pressão intraocular e não a melhora da acuidade visual.


Procedimentos

Podem ser realizados diversos procedimentos. A trabeculectomia consiste na criação de uma fistula para drenagem do líquido interno do globo ocular (humor aquoso), direcionando-o para uma bolha externa. Desta forma, o excesso de líquido é lentamente escoado pela válvula quando a pressão atinge níveis acima do ideal. Mais recentemente houve um avanço nessa cirurgia, com o advento do express. Realizada sob anestesia local.

Outro procedimento é o implante valvular, onde uma válvula que é colocada sob a conjuntiva mantém um tubo na porção anterior do globo ocular , e esta se abre quando a pressão ultrapassa um nível ideal, temos a válvula de Ahmed, como um exemplo. Cirurgia realizada sob anestesia local. Já a ciclocrioterapia é indicada nos casos mais avançados, onde a acuidade visual está severamente prejudicada, o paciente apresenta dor ocular e níveis pressóricos elevados.

Consiste na destruição parcial do corpo ciliar, que é a estrutura ocular responsável pela produção do líquido interno do olho (humor aquoso), resultando em queda da pressão. Também realizada sob anestesia local.


Orientações
Toda cirurgia antiglaucomatosa, assim como qualquer procedimento cirúrgico, está sujeita à adversidades como inflamação, infecção e não obtenção do resultado desejado; havendo, em alguns casos, a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos de reparação. Para realização do procedimento cirúrgico, uma gama de exames pré-operatórios é necessária e todos realizados na própria Ocular.

 

 

 

sky-triangel