Cirurgia refrativa

Cirurgia refrativa corrige os defeitos de refração (miopia,hipermetropia e astigmatismo)

O que é a ceratotomia radial?

A primeira técnica cirúrgica consagrada para modificar a curvatura corneana, e, portanto, corrigir a miopia, foi através da realização de várias incisões com um diamante altamente preciso, denominada de ceratotomia radial .

Que técnicas utilizam o Excimer Laser?

A partir de 1983, a mudança na curvatura da córnea para corrigir miopia e astigmatismo começou a ser realizada com maior precisão e segurança através da aplicação do Excimer laser, na superfície corneana. Uma das técnicas, conhecida como PRK (photorefractive keratotomy), aplica o laser na superfície da córnea.

Esta técnica tem algumas desvantagens: é limitada a pacientes com 1 a 4 graus de miopia, pode causar algumas complicações com a cicatrização cirurgia-refrativacorneana e leva mais tempo até a total reabilitação visual. 

A outra técnica, chamada LASIK(laser assisted in situ keratomileusis), utiliza o laser na intimidade da córnea, após preparar esta delicada membrana para receber o laser, confeccionando um flap (uma “tampa”) na córnea. Desta maneira, a cicatrização corneana, a precisão e a segurança da cirurgia se tornaram muito maiores, e é a técnica de eleição nos dias de hoje.

Esta técnica que oferece melhores resultados, com maior segurança e precisão, para miopias de até 12 graus, astigmatismos de até 6 graus, e hipermetropias de até 5 graus.

É possível voltar o grau depois da cirurgia?

Esta técnica oferece uma enorme estabilidade pós-operatória, ou seja, é extremamente raro voltar o grau após a cirurgia. Isto pode, entretanto, ocorrer com qualquer técnica cirúrgica, mesmo com o LASIK, especialmente nos graus mais altos.

Como é realizada a cirurgia?

Esta cirurgia é realizada de rotina com colírio anestésico, absolutamente indolor, em regime ambulatorial, fora de ambiente hospitalar.

A recuperação visual é rápida?

A reabilitação visual e o retorno às atividades profissionais costumam ser rápidos, na maioria das vezes 24h após a cirurgia.

Quem pode ser operado?

Nem todo o paciente portador de miopia, astigmatismo ouhipermetropia pode ser submetido à cirurgia corretiva. O paciente deve se submeter a uma avaliação oftalmológica completa, além de alguns exames oculares específicos para se verificar a possibilidade ou não da correção cirúrgica. Caso possível, deve-se lembrar que a cirurgia tem por finalidade diminuir o máximo possível o grau da miopia, astigmatismoou hipermetropia, com o intuito de deixar o paciente o menos dependente possível dos óculos ou LENTES DE CONTATO.

O resultado, no entanto, depende também da cicatrização pós-operatória, que é muito individual. Mesmo que não se elimine totalmente o grau, consegue-se na grande maioria dos casos eliminar ou diminuir muito a dependência aos óculos ou às lentes de contato.

Que outras opções existem para portadores de grau mais altos?

Para graus mais elevados, especialmente acima de 10 graus de miopia e acima de 4 graus de hipermetropia, existem outros procedimentos cirúrgicos mais eficazes, como por exemplo a introdução de uma lente intra-ocular de Artisan, técnica utilizada na Holanda há mais de 25 anos, com resultados exelentes. Esta também já é uma cirurgia realizada de rotina em nosso meio, sob anestesia local e em regime ambulatorial (sem necessidade de internação hospitalar).

Esta é uma cirurgia que oferece também um alto índice de segurança, entretanto o paciente deverá ser submetido a um cuidadoso e completo exame oftalmológico prévio. Em muitos casos de alta miopia são necessárias aplicações de laser de argônio na periferia da retina como um preparo ao IMPLANTE da lente intra-ocular.

Nestes graus elevados de miopia e hipermetropia, o implante da lente intra-ocular costuma reduzir a maior parte do grau, podendo o grau residual ser ainda diminuído com uma cirurgia complementar com Excimer laser, como comentado anteriormente.


Existem mais novidades na área da cirurgia refrativa?

As pesquisas na área da cirurgia refrativa (correção de miopia,hipermetropia e astigmatismo) são enormes e continuam sempre evoluindo com o intuito de oferecer maior segurança e precisão. Independentemente do grau a ser corrigido e da técnica a ser empregada, o paciente interessado na cirurgia refrativa deve sempre questionar seu oftalmologista quanto às vantagens e à possibilidade de se submeter a este procedimento cirúrgico, após a realização de um completo exame oftalmológico e de alguns exames específicos para estas cirurgias.

Cirurgia refrativa personalizada

A cirurgia refrativa com Excimenr Laser hoje conta com a possibilidade de uma correção personalizada, ou seja, além da correção do grau, já é possível, em casos selecionados, melhorar a qualidade da visão corrigindo algumas deformidades corneanas.  É necessária a realização de um exame chamado Aberrometria (ZyWave) para a verificação da possibilidade da correção cirúrgica destas aberrações ópticas.

 

 

sky-triangel