19 - Nov Alimentação e Saúde Ocular

Provavelmente, sua mãe já te disse para comer determinado alimento alegando fazer bem a sua visão. Se para você isso não passava de uma estratégia para que comesse bem, estava enganado. Existem diversos alimentos que melhoram a capacidade de enxergar e ajudam a combater problemas como glaucoma e degeneração macular.

É fundamental incluir no cardápio alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ômega 3, betacaroteno, ácido fólico e zinco. A falta de alguns desses nutrientes pode ocasionar problemas oculares como acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz) e cegueira noturna. Para melhorar a visão, basta fazer algumas alterações nos seus hábitos alimentares. Uma alimentação regrada e equilibrada é uma poderosa arma para manter a boa funcionalidade dos olhos.

 

Peixes

Peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ricos em ômega 3, gordura essencial para a saúde ocular, e melhoram inclusive a secura nos olhos. Além disso, são excelentes fontes de ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Com a ingestão desses nutrientes, que estimulam a boa circulação sanguínea, todas as estruturas oculares, especialmente a retina, recebem bastante oxigênio, possibilitando a visão saudável dos olhos.

 

Frutas, legumes e verduras

Ricos em vitaminas e sais minerais, as frutas, legumes e verduras de pigmentação amarela e verde são fontes de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores. Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como laranja, maçã, cenoura, mamão papaia, tangerina, brócolis e couve. Frutas vermelhas, como morango, framboesa, amoras e cerejas, são alimentos antioxidantes, e, portanto, combatem os radicais livres, sendo fontes de vitamina C e de flavonoides. Estas previnem contra a perda de visão e contra a degeneração macular.

 

Ovos

A gema do ovo contém substâncias como a luteína e a zeaxantina, que protegem a mácula lútea, que é muito sensível aos raios ultravioleta. Essas substâncias proporcionam também melhora em indivíduos que possuem catarata e previnem a degeneração macular, que pode levar à cegueira. Segundo um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, consumir de dois a quatro ovos por dia durante cinco semanas reduz o risco de degeneração macular em idosos.

 

Alho, cebola, manjericão e orégano

Ricos em cálcio, fósforo e vitaminas B e C, possuem ação contra os micróbios e vírus. Agem também como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo desta forma contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

 

Óleo de linhaça

Fonte de vitamina E e dos ácidos graxos, ômega 3, 6 e 9, o óleo de linhaça é um importante aliado no combate ao chamado “olho seco”, problema comum em pessoas de idade avançada, cujos principais sintomas são sensação de ardência, coceira e sensibilidade à luz.

 

Gorduras limpas

Alimentos como castanha de coco, abacate, azeite de oliva, nozes e sementes ajudam a manter a boa visão. Eles possuem gorduras e antioxidantes que protegem a camada no fundo do globo ocular, ajudando a afastar possíveis doenças oculares.

 

Azeite virgem

Rico em ômega 3, o azeite virgem previne contra degeneração macular. Segundo o estudo publicado na revista Archives of Ophtalmology, recomenda-se que seja ingerido 100 ml de azeite por semana a fim de se prevenir ou reduzir a doença.

 

Evite consumir açúcar e produtos industrializados

Muitos dos problemas de visão são ocasionados devido à ingestão de alguns alimentos. Por exemplo, o consumo excessivo de açúcar e de produtos industrializados (guloseimas, biscoitos e salgadinhos) provoca deficiência de minerais, vitamina B e antioxidantes essenciais ao nosso organismo, o que desencadeia inflamações destrutivas das fibras nervosas e dos vasos sanguíneos. Com isso, uma das regiões que mais sofre é o nervo óptico, ou mácula lútea, região amarelada na retina e a responsável pela visão central.

 

Fonte: CBO

 

sky-triangel